Aproximação Inicial:
- Leia para os alunos, textos que falem sobre os primeiros habitantes da terra, as sociedades e culturas desse povo e sua participação na formação da sociedade brasileira.
Objetivos:
- Reconhecer os índios como primeiros habitantes de nosso território.
- Identificar como decorreram as relações entre os nativos e a sociedade dominante, desde a colonização até os dias de hoje.
- Compreender as condições dos índios na atualidade brasileira e suas perspectivas futuras.
- Identificar os costumes e tradições, sociedades e culturas dos índios.
- Conscientizar os alunos sobre os problemas dos índios na atualidade.
Procedimento:
Verifique as informações que os alunos já conhecem sobre:
- O que vocês sabem sobre as línguas, as crenças e os rituais religiosos dos índios?
- E sobre as artes, o trabalho e os instrumentos?
- Quais os alimentos que vocês conhecem que eram cultivados pelos índios?
- Além de plantar, quais eram as outras atividades que os índios faziam para conseguir alimentos?
Para conhecer melhor a vida dos indígenas, divida a classe em seis grupos.
Peça para cada grupo fazer uma pesquisa com textos, fotos de índios e materiais sobre:
- 1º. Grupo: povos indígenas do Brasil na época do descobrimento e suas línguas.
- 2º. Grupo: alimentação, agricultura, caça e pesca.
- 3º. Grupo: crenças, rituais religiosos, festas e mitos.
- 4º. Grupo: artes, trabalho e tecnologia.
- 5º. Grupo: aldeia, habitação e educação.
- 6º. Grupo: povos indígenas do Brasil atual – os direitos dos índios na Constituição.
Explorar com cada grupo, o material pesquisado e trazido para a classe.
Avaliação:
- Organize cartazes com textos e fotos. Peça para cada grupo elaborar uma exposição contando sobre sua pesquisa para a classe.
- Elabore resumos sobre as pesquisas para a exposição.
- Cada grupo apresentará seus trabalhos e cartazes com as características da vida dos índios.
Parabéns! gostei de de seu trabalho. Poste outros com outros temas.
ResponderExcluir.UIKTUKKIUUUIKTHIETHTTHHTTYFRFSFDHIDFHGBADAWDVJ HADQ3U4VJHVGSDAHFEQW4 BXSWGEGU FCSDE E RWE RET REW ER ER RE R R R R R R R R R RR R R R R TRANTA IGTF7KFU8FOOUFO8FGOFGOFO8FI7TF8OT8OFP9PÇOÇPOIL´Ç
ResponderExcluir[´~
~Ç
´P[Ç
LPÓJUYF7R857UTITUJYTJTYYTYJJJJYTU.YUTYIYTGTUJ68UT.JTU.IIGRTFGTRGHHJJKL.;Ç//HGFHGTFVGFDFSFDSKPLP.;,,MMMBNHEDEUJIIIOP´-~Ç~´P;634558578..*/-+.
+JHNUYGFRTGYHY.UTEHJ7YHUJ7G7TYYK,DGHEJFGUYEFGUYCGWIFYHDG8FYGFIUWRGRG.TH.R67J HRYJT.YIUKYIO.
FBNRG.TYI
YGFC SUTJHTITWREIHF IURWGFRIUHUIFRWKFJY3RE9u0 yh q
MHJ
ILIUR57.
HFJD
7ug
tjh.ut7
ET
UYROUP9E5XDE6557ERETW
URU
U
UYHRY
Y
UJYYR6T
UYRU
FRTYRTYRY6IKRY
RYUU
JU
YR
TGYTE
E
ERTG
OUHDFEQIGQRUPWER
Estas dicas é show! muito bom!
ResponderExcluirÓtimo ttrabalho e bem explorado...
ResponderExcluir